sexta-feira, 6 de junho de 2008

Livros na mesa de cabeceira...

Terminei mais um livro que me fazia companhia ora na praia ora na minha mesinha de cabeceira. "Três Semanas com o meu Irmão", passo a transcrever a sinopse:
Sinopse
Na Primavera de 2002, uma pequena brochura perdida num monte de junk mail veio introduzir uma nota de desafio e de aventura na vida de Nicholas Sparks e do seu irmão, Micah. O convite era, no mínimo, irresistível -- uma viagem de três semanas à volta do globo que os levaria a conhecer as «Terras dos Adoradores do Céu» . Teria início no Hemisfério Sul e terminaria no Círculo Polar Árctico. Inspirados pela profunda amizade que os une, os dois irmãos concedem a si próprios um tempo de evasão e de descoberta que terá por cenário o exotismo e o mistério de alguns dos locais mais sagrados e míticos do mundo. Livro de memórias e relato de viagem, Três Semanas com o Meu Irmão é, antes de mais, uma peregrinação interior que celebra o amor, a coragem e a fé, e nos exulta a abraçar a vida com todas as suas incertezas.
Um livro diferente de todos os restantes romances do autor, vale a pena ler na minha opinião. O facto de falar duma viagem à volta do mundo descreve sítios dos quais já ouvimos falar e outros nem por isso, mas que nos dá vontade de pegar nas malas e partir sem rumo. Por outro lado aborda as relações familiares. A perda de entes queridos e as marcas que isso produz em nós.
Como já li todos os livros meus em lista de espera, tirando o Perfume que continua num cantinho...não consigo mesmo ler aquele livro, aquela descrição intensa aborrece-me profundamente e faz-me desmotivar...o livro continua num cantinho, meio lido...
Tive portanto que recorrer à biblioteca de um amigo. Então tenho mais dois amiguinhos na minha mesinha de cabeceira: "Equador" de Miguel Sousa Tavares e "Planisfério Pessoal" de Gonçalo Cadilhe.
Equador
Quando, em Dezembro de 1905, Luís Bernardo é chamado por El Rei D.Carlos a Vila Viçosa, não imaginava o que o futuro lhe reservava. Não sabia que teria de trocar a sua vida despreocupada na sociedade cosmopolita de Lisboa por uma missão tão patriótica quanto arriscada na distante ilha de S. Tomé. Não esperava que o cargo de governador e a defesa da dignidade dos trabalhadores das roças o lançassem numa rede de conflitos de interesses com a metrópole. E não contava que a descoberta do amor lhe viesse a mudar a vida. É com esta história admiravelmente bem escrita, comovente e perturbadora que Miguel Sousa Tavares inaugura a sua incursão na escrita literária. EQUADOR foi o fruto de uma longa maturação e investigação histórica que inspirou um romance fascinante vivido num período complexo da história portuguesa, no início do século XX e últimos anos da Monarquia.
Planisfério Pessoal
Planisfério Pessoal recolhe crónicas semanais que Gonçalo Cadilhe foi escrevendo e publicando no jornal Expresso ao longo de dezanove meses, enquanto viajava à volta do mundo, sem recorrer a transporte aéreo. No entanto, o resultado final não é uma simples colecção de experiências de viagem. Para lá de todas as peripécias do itinerário ou do contacto com sociedades exóticas, o viajante aborda questões tão diversificadas como a distorção das práticas de cooperação internacional, a indiferença cívica e activista dos portugueses ou a dívida histórica do capitalismo em relação à América Latina. Planisfério Pessoal é ao mesmo tempo profundo mas divertido, informado mas despretensioso, crítico mas optimista, confessional mas reservado. E, fundamentalmente, um convite à viagem, à partilha da viagem e, de um modo geral, a desfrutar da vida de uma forma intensa e deslumbrada.

Será que os livros me vão surpreender??Resta começar a ler para descobrir...

Sem comentários: