quinta-feira, 19 de junho de 2008

De Convento a Condomio de Luxo...

O arquitecto português Souto Moura vai 'refrescar' o histórico Convento das Bernardas.


O maior edifício conventual do Algarve, o Convento das Bernardas, em Tavira, vai ser transformado num condomínio de luxo composto por 78 "lofts", ao abrigo de um projecto de recuperação assinado pelo arquitecto Souto Moura.
Depois de ter estado durante décadas em avançado estado de degradação, o edifício - que era o maior de cariz conventual do Algarve e o único da Ordem de Cister na região -, será convertido num empreendimento de luxo.
O projecto de reabilitação concebido para monumento vai respeitar a traça original das fachadas e pátio interior, mantendo igualmente o pórtico manuelino e o espaço da antiga igreja.
No antigo convento vão nascer 78 moradias em formato de "lofts", que são espaços abertos com um pé-direito generoso e resultam normalmente do aproveitamento de construções antigas, como monumentos ou fábricas.
Fundado em 1509, o Convento das Bernardas acolheu durante três séculos religiosas oriundas de Tavira e de todo o Algarve, havendo ainda referências históricas à presença de monjas do Alentejo e Açores.
Seriamente danificado na sequência do terramoto de 1755, o edifício foi vendido em hasta pública, em 1834, devido á extinção das ordens religiosas em Portugal, passando a acolher a Fábrica de Moagem e Massas a Vapor.
Foi durante essa altura que o desenho original sofreu a maior descaracterização, o que conduziu à actual degradação estética e construtiva.
A apresentação pública do projecto acontece quinta-feira à tarde no interior das ruínas do convento e conta com a presença de Eduardo Souto Moura, que prestará alguns esclarecimentos.

Noticia in "Observatório do Algarve"
Vamos lá ver se a obra se realiza até ao fim, no tempo estipulado ou se vai arrastar durante anos sem fim à vista...

Sem comentários: