segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Uma noite de pânico...

Três da manhã, acordo com um som estridente sem saber muito bem onde estava. Era a sirene dos bombeiros, já nem me lembrava de acordar com o som dela. Entretanto não pára de tocar e eu só penso "mas esta seca nunca mais se cala"...Dou conta da minha mãe se levantar como é hábito dela para ver para onde vão os carros dos bombeiros. De repente oiço "O FOGO É AQUI".
Nunca sai tão rápido da cama, dei um salto desfiz a cama toda e em menos de nada estava na varanda de pijama e descalça. Olho para o lado e vejo labaredas enormes a saírem por cima de um telhado da casa ao lado. Entretanto um bombeiro grita na rua "TIRAM-ME JÁ ESTES CARROS DAQUI". Volto a correr para dentro de casa, penso que nunca calcei tão rápido uns ténis, depois meio atordoada não encontrava a mala e muito menos as chaves do carro dentro dela.
Mas lá fui e tirei o carro. Em menos de nada a rua tornou-se num pandemónio cheia de carros, de mangueiras, de pessoas, tudo incrédulo de como aquilo estava acontecer...e o barulho da fogueira enorme era arrepiante.
Claro que será escusado dizer que as bocas de incêndio não funcionaram, o rio por causa de ser inverno tinha as comportas abertas, a pressão de água era insuficiente e cada vez ardia mais...
A casa era toda em madeira com as paredes exteriores em pedra o que provocou um "efeito chaminé" feliz ou infelizmente o fogo deu-se sempre apenas para cima, não para os lados nem para a frente.
Os bombeiros gritavam a pedir linhas de água, pediam para as pessoas se afastarem porque não sabiam se poderia haver explosões...e as horas passavam e lá continuava tudo na rua a ver uma casa construída com o esforço de trabalho duma vida a ser toda consumida num ápice.
Por fim e após litros e litros de água o fogo entrou em fase de rescaldo...mas no dia a seguir mesmo a chover ainda conseguia haver madeiras que remoíam e deitavam fumo.
Agora é assustador olhar para aquela casa enorme, preta do fumo, tudo destruído...e o pior é que pode ainda estar para vir, com as temperaturas altas e com a água fria as paredes estalaram. o que pode provocar desmoronamentos, esperemos que não provoque mais nada de grave...
E assim se passa uma noite sem conseguir dormir e ter uma visão terrível de um inferno de chamas...

Sem comentários: